Casinhas de madeira com balões vermelhos estão se multiplicando em Salvador e chamam a atenção de quem passa por algumas praças da cidade. Ao ver uma delas, podem-se encontrar livros infantis, adultos e clássicos da literatura. É o projeto “Livres Livros”, que tem como objetivo democratizar o acesso à leitura através de ações de contação de histórias e mobilização da comunidade. O Aprovado conversou com Raissa Martins, idealizadora do projeto, no quadro Fazendo a Diferença de sábado, 1º.

O projeto é inspirado na iniciativa norte-americana “Little Free Library” e tem a intenção de instalar 50 unidades em espaços públicos da capital baiana. “A gente sonha com isso, com esse lugar encantado da leitura ocupando os espaços de Salvador”, conta Raissa Martins. Na sexta-feira, 7, a praça Pau-Brasil, no bairro do Rio Vermelho, recebe a quinta minibiblioteca, customizada pelo artista plástico Ray Vianna.

Uma das minibibliotecas foi instalada na creche comunitária Criança Feliz (Foto: Divulgação)Uma das minibibliotecas foi instalada na creche comunitária Criança Feliz (Foto: Divulgação)

Para abastecer os acervos, exemplares de livros são recolhidos nas comunidades pelos integrantes do projeto. Passam por uma triagem, são catalogados e distribuídos nas unidades da Pituba, Loteamento Aquarius, Boca do Rio e na creche comunitária Criança Feliz, em Sussuarana.

Aurino Carvalho, fundador da creche, reconhece a importância da iniciativa. “Precisa incentivar a leitura para essas crianças e para a comunidade. Não temos uma biblioteca no bairro. Sonhamos há tempo e chegou na hora certa”, comemora. Reveja o projeto que faz a diferença.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/04:38
 
 
 
 

Tudo sobre o Aprovado.

Curta a fan page do Aprovado e siga o programa no Twitter.

Que tal participar da produção dos conteúdos do Aprovado? Envie sugestões de matérias, fotos, vídeos, críticas e comentários para nossa equipe. Para participar, clique aqui.

Saiba tudo sobre novelas, programas de variedades e reality shows da TV Globo! E confira também receitas, dicas de estilo e conteúdos exclusivos só para a Web. Veja mais no Gshow.